segunda-feira, 30 de agosto de 2021

 A FILOSOFIA DAS URNAS.



A filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, é a estrela de um comercial do TSE, dando conta da segurança das urnas. Ela tenta nos convencer de que tudo está na mais perfeita ordem, para as próximas eleições. Ai, Djamila repete o ministro Barroso e a turma do TSE, porque afinal, o comercial foi produzido pelo próprio tribunal. 

O ministro Barroso soltou um twiter falando que a Djamila não cobrou cachê e que a peça publicitária vai ajudar a justiça eleitoral levar informações sobre a transparência e a segurança das urnas. Nesse comercial, a filósofa afirma que o voto é auditável e fala pra gente fazer a apuração pelo boletim de urna, além de afirmar que várias instituições comprovam a segurança do voto.

 Ao final, a militante fala que a urna é segura, fácil de checar e é do Brasil. O TSE, a Djamila Ribeiro e o ministro Barroso devem estar cansados de saber que, um relatório da Policia Federal, denunciou a invasão do sistema do STE e que um hacker permaneceu em seus computadores de abril a novembro de 2015. Sabem, também, que o então Diretor daquele órgão, Giuseppe Janino, assinou o documento comprovando a invasão.

 O professor Mário Gazziro, Doutor em Ciências Matemáticas e de Computação da USP, faz parte de um grupo de cientistas que informam ser o registro em papel a única forma de garantir a auditagem dos votos, caso haja algum problema com o voto eletrônico. Mesmo assim, aquela gente toda continua radicalmente contrária ao aperfeiçoamento do sistema. Djamila Ribeiro é a mesma que enviou carta a Lula na prisão. No documento, ela expressa profunda solidariedade face ás injustas condenações e perseguições judiciais sofridas por ele e que a injustiça que Lula sofre é percebida por milhões de brasileiros. Isso lá na cabeça dela. Querem que a gente acredite nesta militância.

 A gente já sabe que o Lula está solto e as urnas são suspeitas. E da birra de todos eles contra o voto auditável. O que a gente não sabe é onde isto vai parar.

Vicente Lino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário