quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Deputada Argentina vai ajudar brasileiros que fogem de perseguição no Brasil.




A boa notícia é que advogados brasileiros se deslocaram até a Argentina, com o nobre objetivo de ajudar centenas de brasileiros que se exilaram naquele país, para fugir de perseguições por aqui. São acusados de participação no tal golpe do 8 de janeiro, que nunca houve. Os advogados Claudio Luís Caivano, Taniéle Telles e Marta Padovani foram recebidos pela deputada argentina Maria Cecilia Ibanez em seu gabinete no Congresso em Buenos Aires.

 A parlamentar se comprometeu a ajudar brasileiros exilados, para a obtenção de residência no país.  É difícil a situação deles por lá, depois de abandonarem a vida que tinham no Brasil para fugir das ações arbitrárias que poderiam condená-los a penas de até 17 anos de prisão. Em situação irregular e sem trabalho sobrevivem da ajuda de terceiros para conseguir alimentos, roupas e abrigo e, sem convenio médico, não conseguem acessar o sistema público de saúde da Argetina.

 Daí a importância do esforço dos advogados brasileiros e o empenho de uma deputada da base do governo de Javier Milei. O trabalho de todos poderá resultar na obtenção de residência, que vai permitir o acesso aos serviços de saúde, de educação e aos programas sociais do país vizinho. Após o encontro, a advogada Taniele Telles afirmou: “Saímos com a certeza de que nossos assistidos e irmãos perseguidos terão apoio para recomeçarem suas vidas e estarão a salvo da perseguição da ditadura brasileira”.

 A manifestação do próximo dia 7 de setembro pede anistia para os presos e perseguidos políticos, além do impeachment de Alexandre de Moraes. Familiares e amigos dos presos e exilados sofrem com a ausência de seus entes e a anistia seria a forma de reparar injustiças, trazer de volta normalidade jurídica perdida e pacificar o país.

Vicente Lino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário