quarta-feira, 20 de julho de 2022

ACESSIBILIDADE É  DIREITO GARANTIDO AOS DEFICIENTES.

      Acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência é questão, da qual muito se fala, sem entretanto merecer a necessária atenção de nossas autoridades. O oferecimento de condições de acessibilidade para deficientes físicos pelo Estado é uma questão de extrema relevância na pauta social brasileira.
 
 Perante a lei todos são iguais, no entanto, em praticamente todas as cidades brasileiras, as pessoas com algum tipo de deficiência enfrentam dificuldades, ás vezes, intransponíveis para se locomover.
 
 São calçadas irregulares e estreitas, sinais de trânsito inúteis para o deficiente, ausência de rampas, falta de piso tátil e outras várias questões. É clara demonstração da falta de políticas de apoio à mobilidade inclusiva. Como se sabe raramente o Poder Público promove ações eficazes, para inclusão de pessoas com deficiência. O correto seria integra-los socialmente ás comunidades em que vivem igualando seus direitos aos demais.
 
 Meu amigo, André Lupiano, depois de prestar enormes serviços, na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, agora opera para conseguir melhorias de acessibilidade para pessoas com alguma deficiência, com. Em 1983, André Lupiano se elegeu vereador, cargo mantido por dois mandatos. Depois, dentre outros cargos foi Presidente da Fundação Municipal de Saúde. 
 
Hoje, deficiente visual, Lupiano afirma que poucos locais atendem ás necessidades de deficientes. No geral, as esquinas e entradas de garagem não são rebaixadas e impedem o transito de cadeirantes, placas e toldos, quando à baixa altura, ocasionam acidentes para deficientes visuais. Alguns locais foram tomados por camelôs, que instalaram barracas ocupando quase todo o passeio.
 
 Segundo ele, o calçadão da Lagoa Paulino está em mal estado de conservação com riscos de acidentes aos deficientes. André Lupiano, também, considera necessária a proibição de transito de bicicletas pelos passeios, por conta de vários acidentes já ocorridos
 
 Com a consciência de que não será o único beneficiado, ex-vereador pede ás autoridades, a obediência às leis de acessibilidade e o respeito para com os deficientes. Afinal, somos iguais perante as leis.
 
Vicente Lino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário