EM DIREÇÃO Á RUÍNA.
O excelente texto de Jose Roberto Guzzo, abre espaço para novas perspectivas sobre a pandemia. A dicotomia entre isolamento e abertura das atividades precisa de novos olhares. Divido o texto com os amigos da coluna.
O comentarista político Dennis Prager,
um dos mais ativos militantes do pensamento conservador nos Estados Unidos, fez
recentemente uma observação perturbadora. “Para aqueles que estão abertos à
leitura de pensamentos com os quais podem divergir”, escreveu Prager, talvez
seja o caso de anotar a seguinte ideia: “O lockdown mundial é não apenas um
erro, mas também, possivelmente, o pior erro que o mundo já tenha cometido”.
Essa noção, diz ele, é tida como algo
tão absurdo quanto imoral por todos os que põem fé na posição da maioria dos
líderes mundiais, dos cientistas e médicos, dos pensadores e da mídia diante da
catástrofe que estamos vivendo hoje. Mas absurdo e imoral, ao contrário, talvez
seja justamente aquilo que passa hoje por sabedoria indiscutível. A maneira com
que essa gente toda está administrando a covid-19 é, na verdade, o resultado da
soma de “trapaça, covardia e imaturidade que dominam hoje o planeta Terra,
porque as elites são trapaceiras, covardes e imaturas”, conclui Prager..
Faz pensar um pouco, não é mesmo? É
óbvio que não estamos aqui diante de calamidades como a guerra imposta ao mundo
pelo nazismo, o Holocausto do povo judeu ou as guerras de religião. A origem
disso tudo está na ação de pessoas perversas que tomaram o poder. Na decisão de
parar as sociedades para combater a covid-19, a origem do desastre está no erro
em escala monumental — e erros desse tamanho não são cometidos necessariamente
por gente má, mas por tolos, arrogantes e ineptos. Estes, infelizmente, vivem
em grande número entre nós, e ocupam posições de autoridade em toda parte. É
insano que 7 bilhões de pessoas nos quatro cantos do mundo, neste exato
momento, estejam fazendo apenas aquilo que os políticos decidem que é
“essencial” — quem confia a esse ponto extremo em políticos e governos? Quase
ninguém, mas é exatamente isso que está acontecendo.
A questão real que se coloca para
todos, e que os executores e adeptos do confinamento radical se recusam a
debater, é tão antiga quanto o mundo: o remédio para enfrentar a epidemia dá
sinais cada vez mais claros de que pode estar matando o paciente. Para salvar
vidas, temos de destruir o mundo em que vivemos — é o que estão dizendo e
fazendo na prática, com suas decisões diárias, as autoridades públicas e as
forças que as apoiam. “Nós podemos estar olhando hoje para a possibilidade de
fome em cerca de três dúzias de países”, disse já em meados de abril o
americano David Beasley, diretor-executivo da FAO — a insuspeitíssima FAO das
Nações Unidas e dos globalistas, irmã gêmea da OMS.
“Há o perigo real de que mais gente
possa morrer do impacto econômico da covid-19 do que do vírus em si.”
Nas contas que a FAO tem hoje sobre a
mesa, 260 milhões de pessoas vão ser submetidas à fome neste ano ao redor do
mundo — o dobro da cifra de 2019.
Não há comparação possível com as 300
mil mortes causadas até agora pela covid-19, nem com os 4,3 milhões de
atingidos pelo vírus desde dezembro do ano passado, quando ele apareceu na
China. Outros 150 milhões podem ser jogados na pobreza extrema se a economia
mundial cair 5% em 2020 — o número mais frequente nas contas que os economistas
internacionais estão fazendo, caso seja mantida a paralisia da produção, do
comércio e do trabalho.
Desses totais horrendos, quantos vão
morrer não de covid, mas de miséria, causada diretamente pela ruína econômica
do mundo? Não se trata de salvar “dinheiro”, ou o “capitalismo”, ou os “deuses
do comércio”, que devem ceder lugar “às vidas”, segundo dizem os defensores dos
confinamentos radicais. Trata-se, justamente, da destruição de vidas. As
vítimas, aí, vão morrer como os infectados pelo vírus — só que em câmara lenta,
fora dos hospitais, nos lugares desgraçados onde passam a vida.
Só uma guerra nuclear poderia ter um
potencial de devastação tão grande como o que vai sendo desenhado pela
ideologia do “distanciamento social”. Ela não impõe, como as pessoas ouvem
todos os dias, um “mero incômodo” para as classes médias e altas, que deve ser
suportado em nome da saúde comum. Impõe, isso sim, a desgraça imediata ou breve
para as centenas de milhões de pessoas que vão ficar sem um tostão no bolso,
sem trabalho e sem comida suficiente. “Não há dúvida na minha cabeça que,
quando olharmos de volta para o que está acontecendo hoje, veremos que os danos
causados pelo lockdown vão exceder em muito qualquer economia de vidas”, diz
Michael Levitt, professor de biologia estrutural na Faculdade de Medicina da
Universidade de Stanford e Prêmio Nobel de Química de 2013.
Países com anteparos sociais fortes e
com população que dispõe de recursos financeiros, como ocorre no mundo
desenvolvido, têm musculatura para aguentar o tranco.
Mas a maioria dos países é pobre, ou
paupérrima, e não tem onde se apoiar. O Brasil está entre eles, como todos
sabem. Aqui, os que vivem da classe média para baixo estão sempre a um passo da
miséria total; a qualquer incidente, desabam da pobreza para a fome. Essa gente
— que precisa do trabalho diário para ter alguma esperança de melhorar de vida,
ou simplesmente de permanecer vivo — teria menos direitos que as vítimas do
vírus? A maioria dos governantes brasileiros acha que sim. Quem está recebendo
o sustento sem a necessidade de trabalhar também — uma grande parte dos 12
milhões de funcionários públicos de todos os níveis, os que vivem de renda, os
ricos em geral. Por que iriam se preocupar com os pobres? Eles não existem, não
têm rosto, nem nome, nem alma — são vultos que passam na rua e não deixam
registro; já estão todos mortos.
“No mundo todo estão fazendo como
aqui no Brasil”, dizem dez entre dez adeptos do “fique em casa”. Pois é
justamente esse o problema: e se o resto do mundo estiver errado? Não seria a
primeira vez, como a História está cansada de mostrar
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