segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 STF TEM NOVO PRESIDENTE. AINDA BEM!

O Ministro Luiz Fux tomou posse, como Presidente do STF, no dia 10 de Setembro. É um momento em que a opinião pública percebe a indesejável politização da justiça. O STF se tornou muito mais conhecido e, também, muito mais criticado pela população brasileira. Luiz Fux já disse que prefere a Corte mais discreta e com menos ativismo político, o que é muito bom e evidencia sinal contrário ao do seu antecessor Dias Tóffoli. Tomara, porque o que a gente sempre observou, foi o personalismo de alguns ministros, como se não fossem servidores e, sim, seres ungidos, sabe-se lá por que divindade, além da clara falta de sintonia com os verdadeiros anseios do povo.

 Todo mundo sabe daquela famosa licitação para aquisição de” camarões, lagostas e vinhos com, “até quatro premiações internacionais”. Isso tem alguma coisa a ver com o povo?  Em seu discurso, Fux afirmou que vai seguir rigorosamente a Constituição. Ainda bem, porque, em algumas situações, o STF claramente a deixou de seguir ou a interpretou com malabarismos, sempre muito preocupantes. Ele disse, também, que iria ouvir mais a sociedade, ouvir a voz do povo e por aí vai.

Sei lá, mas acho que a melhor maneira de se ouvir o povo é justamente cumprir o que determina a Constituição, o que nem sempre andou ocorrendo naquela Corte. Vale esperar que o Presidente possa dar novo norte a essa questão. Afinal, a Constituição não é ser vivo, que deva ser interpretada de acordo com as circunstancias, como vimos no mensalão, na votação da prisão em segunda instância e em outros momentos. Parabéns Luiz Fux, que a presidência do STF lhe permita exercitar a democracia que o Brasil conquistou. É essa democracia, duramente conquistada, que precisa ser permanentemente fortalecida

Vicente Lino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário